quinta-feira, 2 de julho de 2009

O b r i g a d o, B o a l - Homenagem a Augusto Boal

Augusto Boal - dramaturgo, ensaísta e diretor teatral - será homenageado nos dias 01 e 02 de julho no Centro Municipal de Cultura.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura através da Coordenação de Artes Cênicas,
coloca em foco a trajetória e o pensamento
de um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, falecido no último dia 02 de maio.

Boal foi diretor do Teatro de Arena de São Paulo durante 15 anos transformadores da cena teatral brasileira, entre 1956 a 1971, realizando encenações históricas antes de ir para o exílio. No período em que a ditadura militar reprimiu com maior força a voz do povo e de seus representantes, Boal aliou-se a educadores e intelectuais da América Latina, dispostos a desenvolverem uma tomada de consciência dos oprimidos. Sempre disposto a lutar contra todas as formas de opressão, desenvolveu um teatro de cunho político, libertário e transformador.

Ao criar o método do Teatro do Oprimido seu objetivo foi a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo (tal como Paulo Freire pensou a educação). Suas técnicas - principalmente o Teatro-fórum e o Teatro Invisível - são conhecidas no mundo inteiro.

É autor de livros como “O Teatro do Oprimido e Outras Políticas Poéticas", "Exercícios para Ator e o Não-Ator com Vontade de Dizer Algo através do Teatro" e "Jogos para Atores e Não Atores". Entre diversos títulos e prêmios significativos angariados no exterior, destacam-se o Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres, outorgado pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França, em 1981, e a Medalha Pablo Picasso, atribuída pela Unesco em 1994.
Em 2009 é nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário